Título original: Slammed
Autor: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 304
Skoob :: Goodreads
Avaliação: 4 estrelas!
Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.
Bem, pessoal, respirando fundo aqui para começar a escrever a resenha. Quando decidi ler esse livro, após ver tantos anúncios no Skoob a respeito dele, fui já pensando que era algum romance YA, da mocinha que é apaixonada pelo mocinho, e aí então coisas acontecem etc. Mas não. Este livro é muito mais do que isso. Há um romance, claro, porém é algo mais profundo. O romance, no final das contas, não é o centro do livro, mas sim a vida!
A nossa protagonista é a Layken, ela acabou de completar 18 anos, perdeu seu pai repentinamente e acaba de se mudar para Michigan, deixando sua casa, onde ela realmente se sentia em um lar, no Texas, amigos e parentes para trás, pois sua mãe conseguiu um emprego onde receberia um salário melhor e aí sim seria possível pagar dívidas e sustentar a família.
E logo no seu primeiro dia em Michigan, Layken já conhece o vizinho da frente, Will Cooper, de 21 anos. Kel (irmão mais novo de Layken) e Caulder (irmão mais novo de Will) já se tornam amigos logo de cara e não se desgrudam.
Então que Will chama Layken para sair numa quinta-feira à noite. E ele a leva para uma competição de Slam, que é basicamente o seguinte: uma pessoa vai até o palco, declama uma poesia de sua autoria e não é simplesmente subir no palco e apresentar o poema. É algo como expor toda a sua alma diante das pessoas, deixar seus sentimentos guiarem seu corpo para interpretar seu poema.
Will se apresenta, se abre todo no palco, com um poema que vai contar como ele teve de crescer e amadurecer tão rápido e assumir as responsabilidades da vida com o irmão mais novo. Layken e Will se apaixonam, se beijam. Enfim, tudo parece estar mostrando que a mudança para Michigan nem foi assim algo tão ruim quanto parecia.
Na semana seguinte, Layken vai para seu primeiro dia de aula e tudo parece estar correndo bem. Mas na aula do seu terceiro tempo, ela descobre algo e tem uma grande decepção. Agora tenho que parar por aqui, pois a partir daqui tudo se torna muito revelador.
Ao contrário do que possa estar parecendo, o livro tem esse romance entre Layken e Will, mas claro que as coisas não serão nada fáceis para ambos. O livro trata de algo muito mais profundo que simplesmente um romance. Trata das escolhas que tomamos para a vida, das prioridades e, claro, trata muito das perdas que são inevitáveis ao longo da vida.
"Se eu sentir uma dor apenas um por cento mais forte do que a que já sinto agora, abdico do amor" - Will
É claro que há momentos em que o comportamento de Layken fica um pouco irritante, mas ela tem 18 anos e vamos deixar isso de lado, é adolescente. Mas ao longo da história, ela amadurece muito.
Na história, Layken arruma uma melhor amiga, Eddie. É uma das minhas personagens favoritas. Ela é animada, faz de tudo por quem gosta e ajuda e muito a Layken durante a história. A autora foi bem bem feliz com a personagem, dando a ela até um momento de quaaaase protagonista na cena de seu aniversário, que é simplesmente perfeita e emocionante.
Os momentos entre Kel e Caulder são os melhores. Dei muitas risadas. Eles são aquele elemento de pureza na história, aquele elemento que simboliza a esperança de um futuro melhor e pelo qual faz valer cada batalha que se luta na vida.
O livro tem trilha sonora! Inclusive a autora dedicou o livro aos The Avett Brothers (que também é a banda favorita de Layken e Will). Eu não conhecia o grupo e, claro, assim que terminei o livro, fui correndo para o YouTube procurar as músicas e, o que eu posso dizer, é que me apaixonei por eles. Suas músicas são como poesias cantadas. É até difícil de explicar. O gênero musical deles se encaixa bem no Folk (meu gênero musical favorito, depois do Rock, é claro!) com uma pegada no Bluegrass.
E o fato de a autora ter usado o Slam como pano de fundo da história e das atividades escolares, foi totalmente fora dos clichês (time de futebol, quarterbacks e cheerleaders), e no fim faz do livro como algo diferente de tudo o que já lemos.
Me emocionei muito, principalmente na segunda parte do livro, que é onde mostra sobre o que realmente se trata o livro. E o final, nossa, preparem os lencinhos! Quanto ao final, não deixa claro que haverá uma continuação. O livro tem a história fechada na última página e, claro, quem ler vai ver que há assuntos da vida de ambos que podem virar uma outra história. Mas, se caso a autora não fizesse uma continuação, o livro estaria muito bem finalizado. Gostei muito disso.
É o primeiro livro que leio da Colleen Hoover e já tive indicações das amigas de outro livro dela. Gostei muito da maneira como ela escreve, sem rodeios e simples. Métrica se tornou um dos meus livros favoritos.
Há menos de uma semana, a Galera Record divulgou que, até o final do ano, será lançado aqui no Brasil o segundo livro da série Slammed. O título é "Point of Retreat". Portanto, teremos muito mais de Layken e Will e seus irmãos fofos!
"Ampliem seus limites. É para isso que eles existem" - Julia
Eu acho que, depois desta resenha, não preciso nem falar se eu gostei ou se eu recomendo o livro! Leiam, pessoal, leiam. Há muito o que aprender nesse livro, muito mesmo!
Boa leitura!
Abraços
Não se esqueça de seguir o blog!
Um abraço
Bel VF ♥
:)
ResponderExcluirOMG, eu vi pessoas falando desse livro mas nao tinha lido resenhas ainda.
ResponderExcluirFiquei com vontade de ler *-*
Vou ouvir a banda que você citou agora kkk
http://triplobooks.blogspot.com.br/
Leia, Mari, você vai amar... eu fiquei apaixonada e sensibilizada por ele!
ExcluirVale muito a pena!!!
E a banda é ótima!
Bjks