sábado, 25 de janeiro de 2014

TAG: Bolo de livros!

Oi, gente!

Em vez de uma resenha, hoje venho com uma TAG, que se chama bolo de livros. Vi pela primeira vez em um canal gringo e achei super legal – combina bolos e livros, como não amar?


A TAG consiste em escolher 6 livros, um para cada ingrediente de um bolo. Como ela está em inglês, fiz uma tradução livre dos itens, e aqui vão as minhas respostas:

Farinha: um livro com começo lento, mas que melhorou ao longo da leitura

1984, George Orwell. Um clássico da literatura distópica que traz um mundo em que todos são controlados pelo Grande Irmão (Big Brother), que dita o que devem pensar, o que devem dizer e como devem agir. Todo mundo fala super bem desse livro e comecei a ler com as expectativas lá no alto, o que fez com que eu me decepcionasse um pouco, pois não nos entendemos logo de cara e eu não conseguia mergulhar na narrativa. Mais ou menos na metade o livro pegou e aí sim me senti ligada a ele.

Margarina: um livro com enredo denso

Os Miseráveis, Victor Hugo. Fiz resenha desse livro aqui, é um dos meus preferidos da vida, e quando penso em enredo denso é ele que me vem à cabeça. As histórias dos personagens são pesadas, com poucos momentos de felicidade ao longo da leitura. Mesmo assim, vale muito a pena.

Ovos: um livro que você achou que seria ruim, mas que acabou sendo bom

O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Bronte. Sempre ouvi coisas ruins sobre Heathcliff, o personagem principal, então não dava muita bola para o livro – ainda mais porque também ouvia dizer que a narrativa era muito lenta. Um dia resolvi dar uma chance a ele e me surpreendi! Não tive problemas com o fluxo da história e (isso pode chocar algumas pessoas) AMEI o Heathcliff. Ok, ok, ele não é lá um docinho de pessoa, mas eu super entendi o lado dele e fiquei pensando se não faria o mesmo.

Cobertura: um livro que cobre todos os elementos que você procura em uma leitura

A série Harry Potter. Meu gênero preferido é fantasia, e quanto mais distante da realidade, melhor – afinal, a vida real já é complicada demais, não é mesmo? E uma das grandes fantasias é essa série. Ainda não li O Nome do Vento, mas sinto que, se tivesse lido, poderia colocá-lo aqui também (mas não se preocupem, pretendo corrigir essa falha muito em breve).

Granulado: uma série de livros à qual você recorre quando está para baixo

Trilogia Millennium, de Stieg Larsson. Ela me ajudou a escapar do mundo real em uma época em que a vida estava complicada demais e eu não sabia como lidar com ela. Esses livros me puxaram para dentro deles de tal forma que por alguns momentos eu nem lembrava do que estava me deixando mal.

Cereja do bolo: seu livro favorito do ano até agora


Como o ano mal começou, vou escolher o preferido do ano passado, que foi To Kill a Mockingbird (O Sol É para Todos, resenha aqui), da Harper Lee. Sempre ouvi falar muito bem desse livro e quando o peguei me surpreendi, porque superou as minhas expectativas, que já estavam altíssimas! Foi nesse livro que conheci o melhor personagem literário na minha opinião: Atticus Finch.

É isso! Quais seriam os seus escolhidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!