quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

{Fabi} 'Tá Lido # 67 - O vermelho e o negro, Stendhal

ISBN: 9788579710278
Ano: 2010
Páginas: 630
Editora: Abril

Sinopse: O trágico destino de Julian Sorel, protagonista deste romance, foi baseado em fatos reais (na vida do jovem seminarista Antoine Berthet, que assassinou a ex-amante). Stendhal tensiona sua saga romântica com a realidade da França da Restauração pós-napoleônica, política e moralmente conservadora.
⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙⋘ ⋙
Acho que nunca comentei aqui, mas quando compro um livro que não seja por indicação (seja por vídeo, resenha ou de amigos) prefiro não saber nada sobre ele, nem leio a sinopse na loja. Com esse livro foi assim, apaixonei pelo título, acho bonito, embora o livro não esclareça muito bem o porquê dele. (eu imagino que o vermelho tenha a ver com raiva ou as cores bonapartistas, e o negro com as sombras e o habito dos padres).

Tenho um ritual de leitura, quando vou começar a ler um livro, leio primeiro a sinopse, depois as orelhas (quando não tem orelhas, normalmente tem uma apresentação e etc.), m;as nunca leio os prólogos que não são escritos pelo autor, deixo para o fim da leitura.

 Esse livro faz parte da Coleção grandes clássicos da Editora Abril, então na parte final tem uma contextualização do período em que foi escrito, sobre a vida do autor e a importância de alguns personagens e etc., essa parte só leio depois de ter terminado o livro mesmo.
Esse livro foi uma surpresa maravilhosa, porque mesmo sem saber nada sobre ele, quando o peguei nas mãos pela primeira vez já sabia que ia ser uma leitura incrível, que ia ser um livro que ia me marcar e realmente o foi.

Outra coisa que percebi lendo esse livro é que realmente gosto desse período histórico, século XIV, não só da parte histórica, mas da literatura produzida nessa época, acho que os livros mais marcantes que eu li nos últimos tempos são desse período, mas chega de devanear e vamos voltar ao livro.

O romance se desenvolve em torno da vida de Julien, um rapaz pobre, ambicioso, que sofre rejeição da família por ser mais intelectual que forte, ele é sonhador e inteligente, também tem uma malícia que é temperada com doses de inocência que o tornam encantador. E uma coisa que se torna relevante para história é a paixão desenfreada e secreta que ele nutre por Napoleão Bonaparte.

Ele é tão encantador que vai conquistando o respeito e admiração das pessoas para alcançar seus objetivos, ele é um pouco manipulador e dissimulado, ele usa da sua inteligência para convencer o cura Chélan (que é quem o ensinava) a conseguir uma posição melhor pra ele, pois ele não nasceu para ajudar na madeireira da família, o cura consegue uma posição de tutor na casa do prefeito do vilarejo que ele mora, ai começa a ascensão e a queda de Julien.

Ascensão no sentido de subir na escala social, ele é uma pessoa que deseja respeito, que deseja ser admirado e ter poder, o que é contra os princípios de um aprendiz de cura, uma pessoa que vai estudar para conseguir ascensão espiritual, daí a queda, que é moral e espiritual.

Se por um lado ele vai conquistando as pessoas, ele tem um jeito de conseguir o respeito dos superiores, ele sabe o que dizer e o que falar, sabe quem conquistar e como conquistar, por outro ele vai perdendo a inocência e vai se afastando do caminho de cura que ele seguiria.

Várias coisas na história vão se encaixando, ora Julien é uma pessoa amável, ora ele é um crápula e essa dualidade se dá em todos os aspectos da história, acho que até o título sugere isso (esse titulo me fascina, acho incrível rs).


Conforme a narrativa vai se desenvolvendo os sentimentos do leitor para com Julien vão mudando, assim como a própria forma dele se ver e de se compreender, acredito que é por isso que muitas pessoas veem esse livro como romance psicológico, ele causa aquela sensação estranha que sentimos com o Raskolnikov de Crime e Castigo, talvez de maneira menos intensa, mas ainda sim Stendhal mexe com nosso psicológico e com nosso sentimento.


Já deu para perceber que vale a leitura né?

Até a próxima! ;)


 Fabi nas redes sociais 
 Instagram@fabihesselb    Filmow    Skoob  ★ Spotfy: Fabiola Hessel   ★  tumblr  

 Blog nas Redes sociais 
Fanpage

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!