sexta-feira, 7 de março de 2014

{Bel} Impressões de Leitura #47 ~ O Verão que Mudou Minha Vida (Jenny Han)

Título: O Verão que Mudou Minha Vida
Título Original: The Summer I Turned Pretty
Autor: Jenny Han
Editora: Galera Record
Número de páginas: 288

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 3,5 estrelas!

Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...

Belly tem sua vida toda movida pelos verões que ela passa numa casa de praia em Cousins Beach com sua mãe Lauren e seu irmão Steven, junto da família de Susannah, a melhor amiga de sua mãe desde os tempos da escola. Susannah também é mãe dos garotos Jeremiah e Conrad, os quais vão receber toda a atenção de Belly e bagunçar com os sentimentos dela.

Neste verão, Belly completará 16 anos. Ela cresceu bastante desde o último ano que esteve lá e, ao chegar à casa em Cousins Beach, Belly já deixa os irmãos Jeremiah e Conrad impressionados, mesmo que eles tenham crescido juntos e se conhecerem tão bem.

No início do livro, as histórias narradas por Belly de seus outros verões, os flashbacks constantes e não cronológicos, faz parecer que será apenas um romance adolescente e água com açúcar. Entretanto, no desenrolar dos fatos, vemos que cada personagem tem seus problemas interiores, que nada é o que parece ser. E então, o verão de Belly começa a se misturar com a situação de Susannah, que está com câncer de mama e, talvez, seja o último verão que passarão juntos. Mas ainda assim, diante dessa situação que é triste, não deixa de ser um livro com romance adolescente.

Belly está apaixonada por Conrad, mas ele parece estar preocupado com outras coisas, além de sua mãe, e não dá muita atenção para ela, de início. Ela passa a maior parte do tempo na casa, nadando e se divertindo com Jeremiah. Até que um dia, na festa do dia 4 de Julho, ela conhece outro garoto e eles se dão bem, o que dá em um namoro de verão.

E apesar dela ter 16 anos, Belly é muito infantil, se fecha em seu mundinho e não é capaz de enxergar a real situação de todos ao seu redor. Ela não aceita grandes mudanças e para ela, tudo continua sendo como sempre foi. O que ela mais queria era beijar um garoto, ter um namorado e, o que era realmente importante, fica na linha da visão periférica. Essa infantilidade dela irrita bastante.

E mesmo sendo irritante, eu gostei bastante do livro, pois ele mescla esse romance com a necessidade de crescer, aceitar mudanças e perdas. Tudo o que o livro representou, os assuntos abordados por trás da história, é muito bonito e bacana. Por isso, o livro ganhou uma nota bem boa.

É um livro fácil, de leitura leve e totalmente despretensiosa. Não é um exemplo de obra literária, mas é uma leitura que vale a pena. Foi uma leitura que serviu para destravar a minha cabeça para enfrentar a Maratona Literária.

O livro já tem continuação e se chama “Sem você não é verão”, a qual pretendo ler, mas não sei quando, pois essa trilogia Verão não é prioridade minha.

Alguém já leu todos os livros publicados? O que acharam?


Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!