1984
Autor: George Orwell
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
Avaliação Pessoal: 5 estrelas
Avaliação Pessoal: 5 estrelas
Sinopse: “Mil novecentos e oitenta e quatro” oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana.
Autor: George Orwell
Páginas: 152
Editora: Companhia das Letras
Avaliação Pessoal: 5 estrelas
Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto
Sabe aquele livro que você termina de ler e já quer reler? , já pensa “caramba como pode terminei de ler e acho que deixar passar alguma coisa ainda!”, sente que é um livro que merece toda a fama que tem e faz jus ao que as pessoas falam dele? Senti isso com os dois livros que li do George Orwell e pretendo ler todos os livros escritos por ele, como jornalista ele deve ter bastante coisa escrita, mas livros são apenas nove. Todos publicados pela Companhia das Letras e com capas lindas né? (se você quiser ver os títulos é só clicar aqui!)
As obras de Orwell são de cunho politico e visam criticar uma sociedade ditatorial e totalitária onde os cidadãos não têm direito de pensar por conta própria. Os livros são recheados de sarcasmo e um humor meio ácido, ele usa de ironias como chamar o grande centralizador de 1984 de “Grande Irmão” e o porco como símbolo do poder político de A Revolução dos Bichos.
Acho interessante a forma que eles abordam como as pessoas que são sonhadoras, idealistas e que se preocupam com o resto dos seus camaradas são afetadas pelo poder, como as coisas se modificam dependendo do ponto de vista e do momento em que as pessoas se encontram.
Tanto A Revolução dos Bichos quanto 1984 se baseiam no momento politico que a antiga União Soviética vivia na época em que os livros foram escritos (1945 e 148, respectivamente),existem muitas coisas em comum que apontam para isso. Como por exemplo, bichos, assim como os membros do partido, se tratam por camaradas, a forma como a história vai acontecendo e o que resulta disso (não vou dar spoillers, então não adianta chorar, que eu não conto o que acontece :P) e a figura de um "Grande Irmão" e um partido meio que onipresente, faz com que quem sabe um pouco de história ou sente curiosidade de pesquisar o contexto dos livros que lê, consiga ligar os pontos.
São livros diferentes, que abordam mais ou menos o mesmo tema, são livros que parecem fábulas, então tem uma lição de moral no fim, que vai ser diferente para cada pessoa que ler e cada um vai interpretar as coisas de uma forma diferente e de acordo com os seus próprios valores e princípios.
E ai quem já leu? O que achou, comenta comigo o que você acha dos camaradas e do contexto desses livros.
Até a próxima.
;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!