Charles Dickens é um dos meus escritores preferidos, gosto da forma leve, cheia de coincidências,do humor singelo e do olhar aguçado para a humanidade, esse foi o primeiro romance publicado do autor e isso só mostra que desde o primeiro romance Dickens já sabia o que fazia.
No começo do livro somos apresentados a uma de cavalheiros, chamado Clube Pickwick, que é voltada para a busca do conhecimento e foi fundada pelo Sr. Samuel Pickwick, um conceituado observador/estudioso da natureza e das pessoas.
No primeiro capítulo ainda somos apresentados ao nosso querido aventureiro Sr. Pickwick, que propõe ao Clube uma expedição para investigar e explorar, o clube aprova, mas pede que ele leve alguns companheiros que se voluntariaram consigo. São eles: Sr. Tracy Trupman, que segundo o próprio narrador "à sabedoria e experiência de mais maduros anos acrescentava o entusiasmo e o ardor de um menino, na mais interessante e perdoável das fraquezas humanas - o amor";o poético Snodgrass e Winkle, o caçador.
Estabelecidos os companheiros de viagem e todos os pormenores o grupo de amigos segue viagem e logo nos primeiros momentos começam as trapalhadas e confusões, esse hrupo conhece bem a Li de Murphy, porque tudo acontece com eles e diferentemente dos outros romances de Dickens esse é mais engraçado que triste, ele é cheio de coisas muito engraçadas que me fizeram rir em muitos momentos.
A grande sacada desse livro é que no decorrer do livro somos conduzidos pelo narrador a descobertas que provam que as aparências enganam e que com o tempo vamos realmente conhecendo as pessoas, a convivência prova quem é quem e as máscaras sociais vão ficando para trás.
Uma das coisas mais fascinantes desse livro pra mim foi a forma como Dickens explorou a fraqueza e a virtude de cada personagem, como eles foram evoluindo e aprendendo uns com os outros, além do forte laço de amizade e de valores morais elevados, os personagens tinham sentimentos profundos e verdadeiros e nos cativam do começo ao fim.
O meu personagem preferido é o criado do Sr. Pickwick (além do próprio senhor Pickwick) o Sr. Samuel Weller, que talvez não por tanta coincidência tem o mesmo nome do Sr. Pickwick, mas é como um duplo dele, possuindo as qualidades e defeitos opostos ao nosso protagonista, o que torna a relação deles rica e super gostosa de acompanhar, já que um cuida e modifica o outro pramelhor, como só os verdadeiros amigos podem fazer.
Dickens é um mestre (em tudo) principalmente na construção de personagens, além de causar empatia e simpatia instantaneamente, são cheios de luz e sombras, defeitos e virtudes, o que os torna mais reais e nos envolve mais na história, a gente vivencia os dramas dos personagens como se fosse nossos ou dos nossos amigos.
Nesse romance existem temas bastante recorrentes na obra de Dickens, como prisão por dívidas, alcoolismo, a degradação causada pela pobreza, o valor de uma amizade, amadurecimento dos personagens e outras coisas, mas esse livro (dos que li) é o que tem tom menos sombrio, é mais cômico e mostra as coisas sobre um prisma menos triste, mas mesmo assim nos toca.
Assim como nas outras obras de Dickens existe uma valorização da moralidade e os "vilões" são personagens dúbios (e caricatos) que nos causam certa empatia, eles não são de todo maldosos, mas muitas vezes chegam a causar repulsa.
Esse livro é cheio de crítica social, de defesa dos pobres e oprimidos, crítica também a situação miseráveis e vale ressaltar também a posição submissa da mulher.
O Sr. Pickwick é como uma estrela em uma noite sombria, tem luz própria e ilumina quem esta ao seu redor, dono de um coração maior que o mundo ganhou o meu coração, aliás os protagonistas de Dickens conquistam nosso coração, né?
Enquanto lia esse livro me lembrei um pouco de Dom Quixote e das Mil e uma Noites, porque a hostória é uma série de aventuras, uma história dentro da outra, também achei que o Dickens estava ironizando os clubes de intelectuais e os próprios, me parece que ele está o tempo todo tirando sarro deles.
Por hoje é só!
;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!