segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

{Fabi} Diário de leitura de Guerra e Paz (Tolstói) #1

Era para esse post ser o post de ontem, mas estou atrasadinha...rs
Esse calor tá acabando comigo, quase não tenho lido e não tenho vontade de fazer nada da vida, a não ser beber muita água gelada, água de coco e sucos... piscina, ventilador,  banho quase gelado... sonho de quem vive em uma cidade que faz quase 40 graus todo dia.

Uma imagem que representa Guerra x Paz... fonte.


Mas voltando ao diário, li só até a página 305, que faz parte da segunda parte do primeiro tomo.
Aqui ainda não dá pra saber quem são os personagens principais, mas pude identificar dois núcleos principais.

O primeiro é a família Rostova e o segundo pela família Bezukhovs, ambas famílias aristocráticas da alta sociedade de São Petesburgo, o livro se passa no período napoleônico, narrando tanto a parte militar como a familiar. Uma coisa que percebi é que em obras que se passam nesse período os personagens amam ou odeiam Napoleão, ele gera esses sentimentos fervorosos nos homens e mulheres da época.

Percebi que ele também foca na instituição familiar do mesmo modo que em Ana Karenina, no casamento e nas relações que derivam dele, sejam na sociedade ou entre família, na importância dessas relações para conseguir posições e alcançar postos melhores no exército.

"Você não entende porque digo isso - prosseguiu. (príncipe Andrei) - pois é a história de toda uma vida. Você fala de Bonaparte e da carreira dele- embora Pierre não tivesse falado de Bonaparte. - Você fala em Bonaparte; mas Bonaparte, quando trabalhava caminhando passo a passo rumo ao seu objetivo, era livre, não tinha nada a não ser o seu objetivo e o alcançou. Mas amarre-se à uma mulher e, como um condenado preso em grilhões, vai perder toda a liberdade. E tudo que houver em você de força e de esperança, tudo terá só um peso, e o arrependimento vai torturá-lo. Salões, mexericos, bailes, vaidade, futilidade... eis o ciclo vicioso do qual não consigo sair. Agora vou partir para a guerra, para a maior guerra que já existiu e não sei nada, não presto para nada."
Página 77 


Outra coisa que é comum é a presença de um grupo mais libertino, que joga, bebe, fuma e faz parte dessa sociedade, avancei pouco na leitura e por isso não tenho tanta coisa pra dizer.

Espero que no próximo tenha mais coisas para contar! 

Por hoje é só!

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!