Autor: Martha Medeiros
Páginas: 64
Editora: L&PM
Sinopse: Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva. Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão.
Nunca tinha lido nada dela, mas me senti íntima depois de ler, pra mim a escrita era totalmente visceral e passional, do tipo de conversas que melhores amigas tem, coisas que a intimidade proporciona e que só ela nos faz dignos da confiança de ouvir coisas tão profundas sobre o outro.
Acho que essa é uma das coisas que mais me incomodam nas crônicas, essa coisa cotidiana e intimista, não sou o tipo que lê biografias por isso, gosto do imaginário e do cenário que o romance tem. Larguei um livro de crônicas da Clarice Lispector, justamente por não ter o mínimo interesse em ler sobre os problemas dela com a empregada, com as questões cotidianas, gosto mesmo de admirar o autor pela obra, pelo que eu posso ver dele e lendo sua obra me sinto capaz de julgar se eu gosto dele ou não, pelos meus olhos, pelo que suas palavras me mostram.
Mas, nesse caso, queria ser amiga da Martha, ouviria seus problemas e leria (lerei) suas crônicas, afinal ela relata com fervor, ela sente e mostra isso na escrita, posso dizer que ela me tocou, suas palavras me alcançaram e eu quero ler mais dela, sentir essa conexão e conhecer mais a fundo essa mulher, que tem problemas, mas me parece bem próxima de mim ou de quem posso ser um dia.
Gostei muito desse livro e perdi minha birra com crônica, o bom de experimentar é isso, a capacidade de se surpreender e de mudar de opinião, aprendendo a gostar de uma coisa que não acreditava fazer o seu gênero.
Até a próxima!
;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!