domingo, 29 de junho de 2014

{Bel} Impressões de Leitura #54 ~ Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)

Título: Mrs. Dalloway
Título Original: Mrs. Dalloway
Autor: Virginia Woolf
Editora: Autêntica
Número de páginas: 272

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas!


Sinopse: Considerado uma obra-prima, Mrs. Dalloway conta uma história das mais simples, que poderia ser resumida de forma banal na expressão "um dia na vida de uma mulher". Através da percepção do que se passa em torno e dentro de Clarissa Dalloway, Virginia Woolf escreveu, na verdade, a história da crise de um indivíduo, de uma classe, de uma sociedade e a do próprio romance.


"A Sra. Dalloway disse que ela mesma ia comprar as flores". Acho que mesmo quem nunca tenha lido este livro, já deve ter ouvido esta frase em algum lugar!

Esse livro foi totalmente diferente de tudo o que eu já li. Nunca havia lido um livro que seguisse um fluxo de consciência assim como os de Virginia.


Não vamos encontrar uma linearidade nesta história como na maioria dos livros. Virginia passa de um assunto para o outro, de um ponto de vista de um personagem para outro de modo muito sutil

O livro é em terceira pessoa, mas ainda assim conseguimos entrar na consciência dos poucos personagens que o livro possui. Conseguimos visualizar perfeitamente o ambiente ao redor deles (o que me deixou ainda com mais vontade de conhecer o Hyde Park e o Regent's Park) naquele momento e tudo o que se passa dentro de seus pensamentos também. Desde os pensamentos mais aleatórios até os mais profundos!


De início, senti dificuldade para me situar na história, mas depois de umas 30 páginas, peguei o jeito da escrita dela e me apeguei à leitura, de modo que não conseguia mais soltar.

Mapa de Londres♥

Pelo título, eu pensei que a história seria apenas sobre um único dia na vida de Clarissa e nenhum personagem mais. Mas, conforme avançamos na leitura, somos apresentados a outros personagens, de modo bem íntimo até, como Richard (o marido de Clarissa), Peter Walsh (um ex namorado de Clarissa) e Septimus. E a história vai se desenrolando, em único dia, em uma teia de acontecimentos sensacional. Desaguando na noite deste dia.

É um romance totalmente inovador, pelo menos dentre tudo o que eu já li até hoje, e só me fez virar mais uma fã de Virginia! 


A cena preferida minha, quem leu vai entender, foi o momento em que Richard decide comprar rosas vermelhas e brancas para Clarissa. Tudo que se passa na cabeça dele, ao redor dele e a intenção. Muito lindo mesmo!

Até o Peter Walsh, que é um personagem que parece que não sabe muito que quer da vida, que é muito volúvel, eu gostei dele, pois ele acaba enxergando algumas situações de melhor maneira que os outros personagens.


A Clarissa me pareceu daquele tipo de mulher que gosta mais da vida em sociedade do que da família. Festas, status, interações convenientes e aparências sempre estão acima da família. Clarissa parecia mais autêntica quando estava sozinha, ou com Peter ou Sally.


Não é uma história toda feliz, mas é uma história linda, sobre amor, vida e morte, e como tudo isso afeta a vida. 

E tudo o que eu tenho a dizer é que leiam esse livro, é sensacional. Não tenham medo da escrita de Virginia antes mesmo de conhecê-la. De início, pode parecer algo complicado, mas é só ter um pouco de paciência que, depois de algumas páginas, a leitura flui deliciosamente!


A edição minha é da coleção Mimo da Autêntica, com tradução de Tomaz Tadeu. E é super linda! Em capa dura, com jacket e o papel é de alta qualidade. As folhas são até duras de tão grosso que é o papel, que é o Pólen Bold 90 g/m². Coisa mais linda!


Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!