quinta-feira, 8 de maio de 2014

'Tá Lido #49 - Veronika decide morrer, Paulo Coelho

Veronika decide morrer

Autor: Paulo Coelho
Páginas: 191
Editora: Gold
Sinopse: A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes.
 No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a idéia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava, mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.





________________________****________________________



Então, eu li Paulo Coelho, e gostei, quem vai atirar a primeira pedra?

Existe muito preconceito literário por ai, mas quanto mais as pessoas criticam um livro simplesmente por ser best-seller, autoajuda, romance de banca e etc., mais curiosa pra ler eu fico, sou do contra.

Não amei, não pretendo reler, mas gostei bastante da ideia central e em alguns momentos a leitura me prendeu bastante. Apesar de ser autoajuda, um gênero que não leio muito, ele não é pedante e nem fica o tempo todo mandando mensagens de "você pode se superar", "pegue o limão e faça uma limonada", entende o que eu quero dizer? Ele passa a mensagem sem ser chato.

O título do livro diz tudo né? O livro conta a história de uma jovem que decide se matar, mostra como, porquê, as consequências dessa escolha e como isso influencia a vida das outras pessoas.

Gostei muito da forma como a morte é encarada no livro e como ele explora a loucura, as máscaras e os comportamentos que são socialmente aceitos, mas que escondem os nossos verdadeiros sentimentos, será que é melhor ser louco ou ser considerado normal?

(Momento devaneio, se quiser continuar lendo sobre o livro, vá para o próximo parágrafo: sempre me questiono sobre essa coisa meio manufaturada que a gente vive, todos devemos gostar das mesmas coisas, usar as mesmas roupas, assistir as mesmas coisas e nos comportarmos de determinada forma. Parece que somos todos frutos de uma grande linha de produção, que somos em essência peças diferente, mas que ao que observa de fora somos iguais, com mesmo lote e data de validade.
Quem é diferente é esquisito, assustador ou estranho, mas será que essa vontade de se ajustar, de viver igual é verdadeira e saudável? 
Isso me assusta e me faz pensar muito, porque no fim é cada vez mais raro encontrar pessoas verdadeiras e com isso é cada vez mais difícil passar do "oi, tudo bem?" em uma conversa, ou encontrar alguém que te aceite como você é, sem te querer mais magra, menos louca e mais bem resolvida, mas enfim, o resto do mundo eu não posso mudar, só posso continuar firme no meu propósito de me conhecer cada vez melhor e buscar o que me faz feliz e não o que agrada as outras pessoas.)

Pra minha surpresa gostei da experiência, vou ler outros livros dele, porque além de ter quase toda a coleção do Paulo Coelho, eles foram presente de uma das pessoas que eu mais amo no mundo, pessoa essa que também ama os livros e que gosta de Paulo Coelho e quis me apresentar a ele.

Acho que se eu fosse escolher um livro pra comprar não seria nenhum dos que ele publicou, mas já que eu ganhei vou ler, porque sou dessas que lê até bula de remédio! :)


Quem já leu esse livro ou outro do PC?
Alguma dica do próximo?


Até a próxima!

;)

Um comentário:

  1. Confesso que nunca me senti atraída pelos livros do Paulo Coelho, com exceção a esse. Mesmo não curtindo tramas dramáticas demais ou depressivas demais, já ouvi muita gente falando bem do livro e aí não há curiosidade que aguente! Consegui ele pra baixar (http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer para quem quiser também), mas não encontro mais livros dele neste site, alguma sugestão de onde baixar mais livros dele? Agora sim fiquei viciada! (:

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!