quarta-feira, 4 de junho de 2014

'Tá lido # 50 - O cavaleiro dos sete reinos, G. R. R. Martin

 Cavaleiro dos Sete Reinos - Histórias do Mundo de Gelo e Fogo 
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 416
Editora: Leya Brasil
Sinopse: Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas , tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.



Nem dei muito ibope pro lançamento desse livro, achei que era um "spin off" desses que as editoras só lançam para fazer os fãs gastar (como aquele Filosofia de Tyrion Lannister), mas me enganei e te conto o por quê.

O Martin me surpreendeu escrevendo contos, tudo bem que são contos meio longos, mais para novelas, que me lembraram um pouco Dom Quixote. Além desse livro ser uma história de cavalaria, o persobagem principal, sor Duncan, o Alto, é atrapalhado e digamos que meio inocente como o Quixote, mas o que ele tem de bobo o Egg, seu escudeiro tem de esperto e essa esperteza por vezes é ótima e por vezes os coloca em grandes confusões. 

A história acontece durante o reinado dos Targaryen, antes da Daenerys, antes do reinado Baratheon e em uma época em que os dragões eram história recente e não uma lenda tão distante.O reino mudou e não mudou muito nesse tempo aproximadamente 90 anos), parece que as coisas acontecem meio que em ciclos, novos heróis, velhos heróis, pessoas de honra e outras nem tanto.

Adoro histórias de cavalaria, com essa levada meio medieval e muita magia e seres fantásticos, convenhamos os que já leram Martin, que ele esscreve muito bem sobre essas coisas e tudo isso com uma descrição bastante visual, é bem fácil de contextualizar as palavras em imagens e isso ajuda muito na hora de encarar um calhamaço de 1.000 e poucas páginas.

Pra falar a verdade esse livro só me deixou com mais vontade ainda de ler o sexto livro da série As crônicas de gelo e fogo. Cada fio solto que foi ficando pra trás e mais os fios soltos desse livro me deixaram cheia de curiosidade e vontade de saber o que acontece com meus personagens favoritos.

Até a próxima!
;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!