domingo, 27 de abril de 2014

{Bel} Impressões de Leitura #52 ~ O Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos) ~ TAG 12 Livros para 2014

Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Número de Páginas: 190

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas e Favorito!

Sinopse: Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.


E chegamos ao quarto livro da TAG 12 Livros para 2014! Para ver a minha lista de livros escolhidos para a TAG é só clicar AQUI.

Esse livro eu ganhei de presente da Fabi (Obrigada Amiga!) e foi um alento para a minha alma. Uma inspiração que não poderia ter vindo em melhor hora em minha vida!

Eu não conhecia em nada a história deste livro (shame on me!) e eu pensava que se tratava de uma história infantil, com um conteúdo mais leve e alegre. Quem já leu, pode imaginar como foi minha reação ao me deparar com as inúmeras surras que Zezé levava e com as injustiças que ele sofria.

Zezé é um exemplo de criança que conheceu as mazelas da vida cedo demais. Sabia do lado mais escuro e mau do ser humano logo aos 5 anos de idade e sofria demais com isso. Muitas vezes, a família descontava nele toda a miséria e a situação crítica na qual eles viviam.

Ele é um menino bem levado, aprontava com todos da rua e, às vezes, realmente merecia umas palmadas. Entretanto, quando alguém batia nele, o motivo da surra ia muito além disso. Muito além da arte que ele fizera. Ele se sentia muito mal e culpado.

Durante toda a leitura, a única coisa que eu queria, era pegar o Zezé no colo e protegê-lo da vida dura que o cercava. Criar uma redoma de vidro ao redor dele, colocar o seu Pé de Laranja Lima, chamado Minguinho (ou Xururuca quando ele o queria muito mais do que bem ) e, claro, não poderia faltar, um Portuga velho, com um carro bacana.
"Eu não presto para nada. Sou muito ruim. Por isso é o diabo que nasce pra mim no dia do Natal e eu não ganho nada. Sou uma peste. Uma pestinha. Um cachorro. Um traste ordinário. Uma das minhas irmãs me disse que coisa ruim como eu não devia ter nascido" ~ Zezé
Fiquei com bastante dó dele depois de ler esse trecho. E muito impressionada em pensar como uma criança de 5 anos pensaria assim! Ele sabia o que era a dor, sabia o que era perda. Aprendeu o que era a vida cedo demais.

Fui pega bem desprevenida quanto ao conteúdo desse livro e me senti maravilhada com isso! Me fez amar o livro ainda mais. Ler o que uma criança vê da vida nessa idade, tudo o que ela passou e sentiu, é inspirador, triste. Mas virou livro favorito para a vida toda!
"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo. Dor que dava desânimo nos braços, na cabeça, até na vontade de virar a cabeça no travesseiro" ~ Zezé
Você já parou para pensar quem é o seu Pé de Laranja Lima? Aquela pessoa sem a qual você não vive? Leia esse livro, pare e pense. Você vai enxergar essa pessoa com outros olhos! Estou super emocionada até agora com esse livro.
Por favor, leiam esse livro! É rápido de ser lido, linguagem simples e é também divertido. Literatura da mais alta qualidade garantida!

Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Um comentário:

  1. Ai que bom que você gostou amiga, esse livro mexeu tanto comigo, amei tudo e acho que você merecia um livro com tanto valo sentimental pra mim!
    Esse com certeza é um dos livros que eu mais gostei na vida!

    Esses dias vi um trecho do filme, é antigo, mas achei que vale a pena pegar pra ver desde o começo!

    Fala a verdade, as coisas que acontecem com o Zezé machucam o coração né?
    Eu também não sabia nada dele, alias não gosto de saber nada dos livros antes de ler, acho que esse mistério valoriza ainda mais a leitura.


    Beijo

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!