segunda-feira, 24 de março de 2014

{Bel} Impressões de Leitura #51 ~ Peter Pan (James Matthew Barrie)

Título: Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Autor: J. M. Barrie
Editora: Zahar
Número de páginas: 224

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas!

Sinopse: "Todas as crianças crescem, menos uma." Como pó de fada, há cem anos estas palavras transportam os leitores para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, crocodilos, sereias, o Capitão Gancho e seus piratas... Um dos mais populares clássicos infantis, Peter Pan é uma história que, como Alice no País das Maravilhas, une gerações, contagiando também adultos com sua energia, imaginação e um enredo que permite diversos níveis de interpretação. Essa Edição Comentada e Ilustrada traz o texto integral de J.M. Barrie, notas explicativas de Thiago Lins, apresentação da escritora Flávia Lins e Silva e ilustrações originais de F.D Bedford para a primeira edição de Peter Pan, em 1911.

Independente da idade, é um livro que todos deveriam ler! Afinal, é um momento de delicadeza, no qual voltamos a ser crianças e nos deliciar com as aventuras de Peter Pan na Terra do Nunca. E se for adulto, melhor ainda, pois a história é cheia de entrelinhas e críticas que somente um adulto poderá absorver.

O início do livro é um pouco lento, pois ainda vai contar a história da família Darling. Mas depois da noite que Peter Pan aparece e leva Wendy, João e Miguel para a Terra do Nunca, aí é só aventura!

Apesar de ser uma história infantil e divertida, não pude deixar de perceber um certo lado sombrio presente em Peter Pan, que fala em matar piratas (sério, achei forte para uma história infantil o termo 'matar'), brincadeiras um pouco mais pesadas... fiquei bem surpresa! Ele é bem diferente do que já vimos nas inúmeras adaptações. Ele não é aquele menino risonho e alegre. Mas sim, um menino muito pequenino, ainda com dentes de leite e que adora contar vantagem em tudo.

Uma sensação que eu tive durante a leitura foi que parecia que o autor estava sentado ali do meu lado, contando a história baixinho em meu ouvido, como se fosse acordar algo ou alguma criança, caso aumentasse um pouco que fosse, a sua voz! Simplesmente incrível o tom da história e sua narrativa!

E como a Sininho é chata! Fiquei de boca aberta com as atitudes dela e como ela tem a capacidade de ser má! Ela só gosta do Peter Pan e ninguém mais. Sério, eu tinha outra imagem da personagem e fiquei bem surpresa com as atitudes dela, as coisas que ela fez para a Wendy.

Neste livro, temos crianças problemáticas, cheias de drama. Barrie construiu seus personagens cheios de defeitos, temores e ternura. Ele nos faz ver o quão fria uma criança pode ser.

Eu não contaria essa história para meu filho. Eu preferiria deixá-lo crescer mais e ele ler por si mesmo para entender à sua maneira. Eu acho que Peter Pan não é para ser contado, mas sim para ser sentido.


Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!