sexta-feira, 21 de março de 2014

{Bel} Impressões de Leitura #50 ~ Jane Eyre (Charlotte Brontë) ~ TAG 12 Livros para 2014

Título: Jane Eyre
Título Original: Jane Eyre
Autor: Charlotte Brontë
Editora: Best Bolso
Número de páginas: 528

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas!

Sinopse: Jane Eyre é uma menina órfã que vive com sua tia, a sra. Reed, e seus primos, que sempre a maltratam. Até que, cansada do convívio forçado com a sobrinha de seu falecido esposo, a mulher envia Jane a um colégio para moças, onde ela cresce e se torna professora. Com o tempo, cresce nela a vontade de expandir seus horizontes. Ela põe um anúncio no jornal em busca de trabalho como governanta. O anúncio é respondido pela senhora Fairfax, e Jane parte do colégio para trabalhar em Thornfield Hall. Lá, ela conhece seu patrão, o sr. Rochester, um homem brusco e sombrio, por quem se apaixona. Mas um grande segredo do passado se interpõe entre eles.

Como não amar um livro que se passa na Inglaterra, escrito por uma das Irmãs Brontë? Impossível mesmo não se apaixonar!


O livro é narrado pela própria Jane. Ela vai nos contar desde sua infância, como ficou órfã e foi morar com a Sra. Reed, como foi sua adaptação na escola para meninas de Lowood e sua vontade em ampliar seus horizontes e mudar sua vida.

A narrativa tem um tom muito íntimo e sincero. Jane não nos poupa de detalhe algum de sua história. Ela realmente conversa conosco através de suas linhas, inclusive se dirigindo a nós, citando a palavra "leitor" em várias passagens.


Como se trata de uma narrativa em primeira pessoa, não espere que tudo seja rápido e ágil. Pelo contrário! Jane vai encher páginas e páginas com seus devaneios, sentimentos mais íntimos e confissões. Ela é uma personagem muito religiosa, portanto, não se incomode em ler várias vezes referências à Bíblia e apelos e lamentações a Jesus. Mas, claro, não achei que nada disso fosse exagero. É completamente válido visto que fora criada, boa parte de sua vida, em uma escola religiosa.

Jane é inteligente, honesta, sagaz e, ao mesmo tempo que é muito independente, é muito ingênua também. Ela tem uma personalidade muito forte e bem desenvolvida no livro. Senti neste livro a mulher muito mais independente do que a mulher dos livros de Jane Austen.


Os personagens possuem uma personalidade tão bem construída que, o tempo todo, desperta em nós vários sentimentos. Senti muita raiva do Sr. Rochester e do St. John. Às vezes, senti também um pouco de raiva da própria Jane, torcia por ela e também pelas personagens ao seu redor. Todas as personalidades são realmente bem fortes!

É um livro longo, entretanto, em momento algum, tornou-se enfadonho. É uma narrativa que prende o leitor do início ao fim. E agora entendo perfeitamente o motivo de tamanha consagração em torno deste livro. É uma leitura impactante e que nos deixa apegados aos seus personagens.


A edição que tenho do livro é uma da Best Bolso. Não sou a maior fã dessas edições, mas gosto muito da capa! Acho delicada, tanto quanto a história. O ruim é que as folhas são finas e a impressão vaza para o outro lado da folha. As margens são pequenas também, com muitas palavras por página. Mas ainda assim, fiquei completamente hipnotizada de tão bom que é o livro!

Antes de ler esta obra, eu assisti ao filme e digo que Cary Fukunaga fez um ótimo trabalho. Deixou o filme bem, vamos dizer, "cinza" e triste como Jane nos passa o tempo todo em sua narrativa. Super recomendo este filme, mas leiam antes, caso não gostem de spoilers e tal. Pois o filme está bem próximo mesmo da história. Simplesmente incrível!

Você pode ter mais informações sobre o filme AQUI. E abaixo, o trailer para animar a todos a lerem a obra!



Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

3 comentários:

  1. Adorei esse livro! Identifiquei-me mais com ele que com Morro dos ventos uivantes, que costuma ser mais famoso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é?? Esse ano lerei O Morro dos ventos uivantes, vamos ver o que eu vou achar dele!
      Bjks

      Excluir
  2. estou louca para conseguir esse livro, mas não gostei da edição BestBolso, muito menos a LandMark. Porém, infelizmente, existem apenas essas no Brasil e serei obrigada a adquiri-las enquanto não aprendo a ler em inglês (tenho a versão da Penguin Classics). Amei o blog <3

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!