sábado, 24 de agosto de 2013

Tá lido # 16 - Alice no País das Maravilhas & Através do espelho - Lewis Carroll


Editora: Zahar
Páginas: 317
Autor: Lewis Carroll
Avaliação Pessoal: 3 estrelas e meia
Sinopse: O leitor brasileiro tem agora nas mãos a edição definitiva e consagrada de "Alice no País das Maravilhas" e "Através do Espelho" com suas ilustrações originais, obras-primas de Lewis Carroll que não podem faltar nas bibliotecas, escolas e, naturalmente, em sua casa.As notas de Martin Gardner - um dos maiores especialistas em Carroll - dão sentido a passagens nunca antes elucidadas, esclarecendo trocadilhos de época, enigmas lógicos e referências à vida pessoal do autor, além de tornarem possível uma tradução mais próxima da versão original: uma revolução nas interpretações das histórias de Alice, proporcionando a crianças e adultos do século XXI o caminho perfeito para penetrar no País das Maravilhas e no mundo invertido do Espelho. Cortem a cabeça de quem ficar fora desta!

ADICIONE NO SKOOB!

~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~~~°°~~


Eis um, ou melhor dois livros que eu deixava sempre de lado e não me esforçava nem um pouco pra ler, 
achava meio maçante e por isso ia postergando... mas tomei coragem e li e vim aqui escrever sobre eles! :)

Vamos começar com Alice no País das Maravilhas, acho que não entrei no clima do livro, não consegui entender muita coisa, como a própria Alice eu fiquei confusa com tantas coisas acontecendo em sequencia e de forma meio aleatória, o fato de ela aumentar e diminuir de tamanho toda hora, ou encontrar e passar por tantas coisas diferentes não me cativou, acho que o problema não foi com a história, mas comigo, não consegui "acreditar" no mundo de Alice e isso me fez ficar entediada e até mesmo perdida no País das Maravilhas e com isso me afastei da ideia e da verdade do livro.
Mas livros são assim mesmo, se você não acredita ou não consegue se conectar com a personagem, o que aconteceu comigo e Alice, achei ela meio chata e gostei de pouquíssimas coisas de seu País das Maravilhas, mas acredito que em uma futura releitura possa me encantar um pouco mais com a história e me simpatizar um pouco mais com a Alice.

Ou quem sabe eu não goste mesmo dessa história, acabei de me lembrar que achava a adaptação da Disney chata quando criança e nunca consegui terminar de assistir o filme, ainda não assisti a adaptação do Tim Burton, acho que talvez sob o ponto de vista de um dos meus diretores favoritos e com o colírio do Johnny Depp eu possa ver o País das maravilhas com outros olhos.

Mas eu gosto de algumas coisas nesse livro como por exemplo,  a sacada genial de usar as cartas de baralho como realeza, exército, servos e corte, achei fantástico ter a Rainha de Copas como monarca e a ironia de uma Rainha que tem como símbolo o coração, que simboliza o amor, ser tão pouco compreensiva e amável. Confesso que tenho uma queda por vilões e heróis meio dúbios e a Rainha me trouxe esse sentimento, ela não é maldosa e muito menos bondosa, ela simplesmente é o que é, um personagem difícil de rotular ou definir.

Coisa esquisita foi gostar muito de Alice Através do Espelho, comece a ler meio desanimada e sem esperar muito, já que não tinha entendido muito e nem gostado de Alice no País das Maravilhas, mas me enganei.

Se uma das coisas que mais gostei no outro livro foi a sacada de usar cartas de baralho com personagens, esse por sua vez trás peças de Xadrez e tem uma história mais engraçada e um pouco menos confusa (talvez eu que tenha entrado no ritmo da escrita e da história, ou estava mais receptiva,  a leitura foi mais fácil e eu gostei muito mais tanto da história como dos personagens.

Pode ser que nessa continuação a Alice tenha amadurecido um pouco e isso tenha feito com que ela se tornasse mais agradável aos meus olhos, ela estava menos impertinente e os encontros que ela teve foram muito mais divertidos, adorei a parte que ela encontra o Humpy Dumpy e a conversa deles foi muito boa.


Aqui está a parte em que o Humpy recebe a convocação da Rainha.

Acho que foi válido ler e a história por mais doida que seja é legal e com coisas curiosas e engraçadas, mas com certeza não é meu livro favorito e é cheio de coisas subliminares. Agora falta tentar ver os filmes e ver se me agradam um pouco mais né?
Quem já leu esse livro ou pretende ler algum dia?

Se você quiser saber um pouco mais sobre a edição a Bel mostrou bastante detalhes nesse post aqui!

Bom final de semana pra vocês e até logo! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!