segunda-feira, 26 de agosto de 2013

{Bel} Impressões de Leitura #16 ~ Maus (Art Spiegelman)

Título: Maus - A História de Um Sobrevivente
Título Original: Maus
Autor: Art Spiegelman
Editora: Quadrinhos na Cia.
Número de páginas: 296

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 5 estrelas e Favorito!

Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, Maus ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura. A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas -história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.


Maus não é apenas mais uma história sobre o Holocausto. É emocionante, triste e muito envolvente. É aquele tipo de livro/quadrinhos que nós começamos a ler e não queremos mais parar. Toca a gente lá no fundo da alma em cada relato sobre essa fase da história mundial, da qual a extrema maldade humana tomou conta.

Na minha humilde opinião, estes quadrinhos deveriam estar presentes em todas as salas de aula! Pois nada melhor do que aprender de quem realmente passou por tudo isso, sem manipulação de informações ou omissão de detalhes!

Em cada história sobre os campos de concentração, Vladek narra com uma emoção, de forma profunda, que fica impossível não sentir alguma coisa durante a leitura, como, por exemplo, se sentir triste ao ler como eram tratados os judeus, a falta de respeito para com os vivos e os mortos, como lhes eram negados os alimentos e condições de higiene. Era impossível também não imaginar como era viver naquela época, como tudo era difícil e doloroso.

Através desses quadrinhos, foi possível entender a grandiosidade dessa fase na história. Tudo é muito maior que nós imaginamos. E sim, ainda havia pessoas que queriam ajudar os outros. Havia aquelas que ajudavam, mas, na primeira ameaça do exército nazista, já entregavam os judeus ou quem os protegia. Porém, havia aqueles que, mesmo sem os conhecer, se arriscavam para ajudá-los e, muitas vezes, até morriam por isso, morriam por pessoas que nem ao menos conheciam, morriam para ajudar o próximo.

Eu me emocionei do início ao fim. Mas, teve uma passagem que me marcou muito, que me fez sentir realmente mal por aquelas pessoas inocentes. A história dos fornos dos campos de concentração. É o que vocês estão pensando. Pessoas vivas entravam em fornos. Realmente, uma atrocidade.

E, apesar de tudo o que houve com ele, trabalho duro, agressões, perda de pessoas queridas, estar longe de pessoas amadas, Vladek permaneceu forte, lutou, sobreviveu. Até o fim.

Eu li esses quadrinhos em 3 dias. Poderia ter lido ainda mais rápido, porque ele não nos deixa querer ficar longe ou parar a leitura para fazer outra coisa. É uma história muito forte, tem que estar, de certa maneira, preparado para uma leitura assim. Depois que eu terminei a leitura de Maus, eu não conseguia dormir, pois ficava pensando na história e em tudo o que aquelas pessoas passaram.

Esse foi o primeiro livro que eu li em 2013. E acho que não poderia ter começado de melhor maneira!

Recomendo muitíssimo a leitura desses quadrinhos. O volume completo com todas as história não é muito barato. Sempre é vendido na casa dos 50 reais. Mas eu digo que vale cada real investido. Vale muito a pena!

Um abraço.

Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!