sábado, 3 de agosto de 2013

{Bel} Impressões de Leitura #10 ~ Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Título: Jogos Vorazes (Livro #1)
Título original: Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 397

Skoob :: Goodreads

Avaliação: 4 estrelas!

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Li o livro no início do ano e só agora resolvi fazer a resenha, pois estou empenhada em finalizar a trilogia o quanto antes. Pessoal, não comecem muitas séries de livros ao mesmo tempo, só enrola tudo, experiência própria!

Após um colapso no Estados Unidos, uma nova nação surge para os sobreviventes. O país se chama Panem, controlado pela Capital e é rodeada por mais 12 distritos ativos e mais um já dizimado. Em certa época, os distritos se rebelaram contra a Capital, mas esta retomou as rédeas da situação e, para lembrar os distritos quem é que manda, anualmente há os Jogos Vorazes.

Esses jogos não são nada mais do que uma competição entre os distritos. São colocados em uma arena, dois tributos de cada distrito, uma garota e um garoto, escolhidos por sorteio, e são obrigados a lutarem até a morte. A arena é controlada pelos produtores dos jogos. Podem adicionar chuva, fogo, terremoto etc, todo tipo de variáveis para que os jogos fiquem mais movimentados.



A nossa protagonista é a Katniss, do distrito 12, o mais pobre todos. No dia do sorteio, a irmã dela é escolhida. E para proteger sua irmã mais nova, Katniss se oferece como tributo para os Jogos Vorazes. O garoto escolhido do distrito 12 é Peeta, que já teve um papel muito importante no passado de Katniss.

Katniss promete à sua irmã que vai vencer e voltará viva, e fará o que for possível para cumprir sua promessa.

O livro é, sem sobra de dúvida, daqueles que começamos a ler e não soltamos enquanto não vemos o fim. Nele, nos deparamos com tudo: coragem, triângulo amoroso, sofrimento, mortes e revolução. Sim, revolução! Katniss é muito corajosa e decide enfrentar a Capital nos Jogos Vorazes. Ela chega a auxiliar alguns participantes e até mesmo sendo uma amiga. Claro que a Capital não gosta nada, pois querem é sangue, é ver os jovens sofrerem.

A narrativa do livro é demais, é dinâmica, é fluida, gostei muito mesmo. Só não dei 5 estrelas porque algumas situações eram resolvidas com muita facilidade. Certo que a Katniss já  possuía certa experiência com caça e florestas por conta de suas saídas proibidas para a mata para caçar com Gale, mas, um pouco de dificuldade sempre é mais emocionante.



Eu assisti o filme e é bem fiel, um pouco resumido nas partes referentes aos Jogos, mas ficaram bem claras. Gostei bastante da produção.

O segundo livro, Em Chamas, também virou filme e estará nos cinemas em Novembro. Ansiedade define.

Quem mais gosta da série?

Abraço

Não se esqueça de seguir o blog!
:: FanPage :: Twitter ::
:: Skoob :: Goodreads :: Instagram :: Flickr :: LastFm ::
Um abraço
Bel VF 


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi,já assisti ao filme e fiquei muito curiosa para ler a série,ela parece ser muito boa e é um dos gêneros literário que mais gosto (distopia).

    Gostei da resenha!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!