sábado, 20 de julho de 2013

Tá lido #8 - O circo da noite, Erin Morgenstern

Esse livro foi uma grata surpresa pra mim, comecei a ler bem desencanada e sem nenhuma expectativa de que fosse ser muito bom nem nada do tipo, mas me surpreendi, eu ADOREI esse livro e a edição é linda, cheia de detalhes, parece cuidada em cada aspecto, tirei um monte de fotos pra vocês, mira:

O título é holográfico e esta mão que segura o circo é fosca, enquanto
todo 
o resto da capa é meio envernizado.

O livro é dividido em três partes e no inicio de cada parte tem essa arte.
Essas estrelinhas fofas também aparecem na capa, nas orelhas e
no inicio de cada capítulo.

Está é a parte de trás da capa e a folha de guarda.

Mais páginas bonitas antes do livro começar.

Firula nos números de página.

Aqui é a arte que aparece na citação do início da parte 3.

Depois de ver esses detalhes todos comecei a ler o livro meio encantada já, é difícil aqui no Brasil uma edição sair assim tão caprichada e rica em detalhes. Outro ponto positivo é a capa, tanto a escolha das cores (preto, branco e vermelho na medida certa para dar um charme e elegância sem ser cansativo), quanto o desenho que revela muito pouco embora tenha muito a ver com a história mantém um certo mistério, gostei muito da arte gráfica e da citação de Oscar Wilde logo no começo, isso me deixou ainda mais na expectativa, Oscar Wilde não é pra qualquer um, não é mesmo?

Essa é a citação que eu mais gosto do livro, tem tudo a ver com a história.

O livro é bem romanceado, eu adoro isso, mas quem estiver esperando um livro de aventuras não é o que vai encontrar aqui. Esse livro conta a história de Celia, desde o momento da morte de sua mãe, seu pai um mágico de prestígio, mas um homem de caráter duvidoso e um péssimo pai decide que ela vai participar de um duelo de mágica, ela não sabe contra quem , nem quando, nem as regras, ela só sabe que será contra o discípulo do homem de terno cinza.

Ela cresce na sombra opressora de seu pai, atrás das coxias, obedecendo seu pai e sonhando com o dia que toda essa história de duelo mágico acabar. Depois de anos na espera ela descobre que esse duelo vai acontecer num circo e faz um teste para ser a mágica de lá e assim que ela consegue o "emprego" o duelo começa... mas o desenrolar da história e como ela descobre seu oponente, a relação que isso tem com o circo e as regras da competição é que são deliciosos.

A história é bem construída, os personagens são bem descritos e ficam bem definidos, tanto a personalidade como a aparência, eu consegui imaginar com detalhes todos os cenários, personagens, sons e até os cheiros do "Le Cirque de Revês" (O circo dos sonhos), consegui me transportar para a platéia e quase coloquei um cachecol vermelho ou uma rosa no cabelo (era assim que os rêveures, fãs seguidores do circo se identificavam) pra ficar no sofá lendo o livro.
Achei um mundo mágico, uma história criativa e o romance do livro é tratado de uma forma sensível, pura e muito bonita.

A história é contada segundo vários pontos de vista, de quem está dentro e fora do circo, as datas dos relatos e os lugares mudam e não seguem uma ordem cronológica ou lógica, é um vai e vem do futuro para o passado que  em alguns momentos confunde, vale a pena prestar atenção no começo de cada capítulo, onde tem a data e o lugar que foi escrito.

Achei uma delícia ler esse livro, fiquei uma tarde inteira com ele, não parei de ler enquanto não terminou, mas quando acabou queria mais e acabou se tornando um dos meus livros favorito, não porque mudou minha vida, mas sim porque essa história é linda e deliciosa, criativa e o mundo do "Le Cirque de Revês" é mágico, poético e impossível de esquecer.




2 comentários:

  1. E eu aqui estou tentada a começar este para o meu Book challenge de Agosto.
    De ler essa resenha, já fiquei aqui tentada com o livro e ir lá na estante e pegar para ler... adoro livros assim sensíveis e puros.
    E que linda é a edição hein... a minha só não tem a holografia, mas o restante é bem igual!
    Bjks amiga!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que vc vai gostar sim, já vi gente que odiou, mas eu amei...rs
    Achei essa edição um charme né?

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!