sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

{Bel} Como eu me organizo e ferramentas que uso

Ultimamente, a correria da vida tem tomado grandes proporções e, se não tivermos o controle sobre isso tudo, nossa vida vira um trem desgovernado e... bem, já sabem o que acontece.
Minha vida estava se aproximando da situação deste trem e, antes que as coisas ficassem ainda mais fora de ordem, decidi procurar algumas ferramentas que me ajudassem a me organizar com as tarefas do trabalho e domésticas, leituras, contas a pagar e estudos.
Cada pessoa tem a sua maneira de organização. Alguns são totalmente adeptos à tecnologia e usam softwares, aplicativos, celulares etc. Outras pessoas (leia-se Bel), ainda necessitam escrever para que consigam lembrar-se mais facilmente (É comprovado que escrever no papel diminui a ansiedade e tira a obrigação da mente de lembrar todas as tarefas!).
Sei que não sou a única que vive nesta correria e que sofre por esquecer algumas coisas do dia a dia. Com isso, decidi compartilhar o que eu faço para administrar, da melhor maneira possível, os compromissos e tarefas serem feitos e nada de esquecê-los.

:: Planner - Contas e lembretes ::
Para esse tipo de informação, uso um planner que comprei ano passado ainda. Esse planner da Pony Brown foi comprado na lojinha do blog Prateleira de Cima. Ele é pequeno, então não coloco muitas informações nele. Ele não possui dias, meses e ano. É bem flexível para você organizá-lo como quiser. Dá até para carregar na bolsa!
Gosto de organizar as contas mensais por ele e também de controlar outros gastos que surgem durante o mês, por exemplo, remédios, faculdade, coisas para a casa etc.





Também deixo alguns lembretes rápidos de assuntos que preciso correr atrás, mas que não sejam urgentes no momento. O segredo é sempre folhear o planner para não se esquecer desses lembretes! Ou ainda, transferir esses lembretes para as páginas mais recentes. E quando isso acontece, uso post its para não ter que escrever tudo novamente.

:: Agenda ::
Para compromissos confirmados do trabalho, pessoais e da faculdade, uso uma agenda comum. Sem segredos. Anoto reuniões, consultas, provas etc. E, conforme vou concluindo os compromissos, vou riscando-os da lista e os não realizados, passo para a próxima data planejada para eles.


Prefiro dessas agendas com um dia por página para não ter que economizar nas palavras e ser bem específica nos compromissos. Essa minha agenda é do Hospital do Câncer de Barretos.

:: Telefones ::


Sim, minha gente, eu uso índice telefônico no papel ainda porque não confio 100% nas memórias dos celulares de hoje em dia. Já perdi muitos números por conta disso e resolvi voltar a usar essas agendinhas. São bem práticas e podem ser carregadas na bolsa. E se eu trocar de celular, não precisarei me preocupar em perder algum número. Está tudo aqui! E, acreditem ou não, não foi tão fácil encontrar uma somente de telefone. Tive que pedir socorro à Internet, pois em papelarias físicas quase não se vende mais desse tipo de agenda.


:: Post its e canetas coloridas ::
Não economizo na hora de usar post its, tanto na hora de fazer anotações em minhas leituras, quanto na hora de fazer lembretes ou recados. Gosto dos bem coloridos, pois assim a mente associa a informação à cor e não esquece mais. E o mesmo vale para as canetas! É a maneira como minha memória funciona, por associação. Essa é uma pequena parte do meu arsenal de post its, side its e tags! Há vários decorados, fofos, mas não coube na foto!




Ok, pessoal, eu não sou totalmente avessa à tecnologia haha. Sim, há alguns softwares que eu uso no dia a dia no meu trabalho. Mesmo porque os itens acima citados são mais voltados para a vida pessoal que profissional. Na vida profissional, eu uso diariamente os softwares abaixo.

:: Microsoft Outlook ::
É a ferramenta que eu mais uso no dia a dia, mesmo porque é por ele que eu recebo meus e-mails. Mas, para quem não sabe, o Outlook possui uma função chamada “Compromisso”. É possível criar lembretes, especificar o horário no qual o lembrete vai pular na tela, na frente de tudo o que vocês estiver fazendo. Impossível esquecer dessa maneira, não é mesmo? AQUI tem um tutorial que vai te ensinar como agendar compromissos no Outlook.

:: Notas Autoadesivas ::
Esse software, até onde sei (não sou a mais entendida do assunto), apareceu no Windows 7 (Não sei se já tinha no Vista). Funcionam como post its que você vai colando no seu Desktop (Área de Trabalho) e, diga-se de passagem, melhor que sair colando ao redor do monitor! Gosto bastante desse software e, apesar de toda sua simplicidade, foi uma das melhores coisas que poderiam ter colocado no Windows. Uso muito mesmo no trabalho e em casa. Tanto a tela do computador pessoal quanto o do trabalho estão cheias de recadinhos e lembretes. AQUI tem um tutorial de como trabalhar com esse software.


Apesar de ter um celular dos modelos mais novos (o meu é o Moto G 4G), com a possibilidade de colocar vários aplicativos para organização de tarefas e administração do tempo, eu ainda prefiro fazer assim no papel. Já tentei várias vezes usar o celular, mas eu me esquecia de olhar as agendas dele e me perdia em minhas tarefas. Enfim, celular comigo não deu certo.
Esse post foi apenas para mostrar como faço para me organizar com as tarefas e as ferramentas que uso. No próximo post sobre o assunto de organização, irei mostrar a vocês como faço para administrar meu tempo e mostrar as duas técnicas que uso para isso. E ajudam muito!
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Um abraço
Bel VF 

Um comentário:

  1. Depois de descobrir o planner minha vida mudou rs
    Tentei usar planner + agenda e não deu pra mim, a agenda ficou novinha :(

    Essas canetas desenhadinhas são lindas <3

    :*

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