domingo, 8 de junho de 2014

'Tá lido # 52 - Scott Pilgrim - Contra o mundo, Bryan Lee O'Malley



Scott Pilgrim contra o mundo, Vol. 1
Autor: Bryan Lee O'Malley 
Páginas: 368
Editora: Quadrinhos na Cia.

Scott Pilgrim contra o mundo, Vol. 2
Autor:
Bryan Lee O'Malley 
Páginas: 
408
Editora:
Quadrinhos na Cia.


Scott Pilgrim contra o mundo, Vol. 3
Autor: Bryan Lee O'Malley
Páginas: 432
Editora: Quadrinhos na Cia.


Sinopse do vol. 1: Scott Pilgrim está feliz com sua preciosa vidinha. Aos vinte e poucos anos, esse canadense levemente excêntrico divide os dias entre o ócio do desemprego voluntário e os ensaios de sua banda de rock, a improvável Sex Bob-Omb. Sua namorada, uma chinesa de nome Knives Chau, tem dezessete anos, e o relacionamento casto - "Uma vez ela pegou na minha mão", ele conta - parece cair bem para o momento, digamos, introspectivo que Pilgrim vem vivendo. Afora a preocupação dos amigos quanto às intenções de nosso herói para com uma garota tão nova, tudo vai bem. A rotina de videogames e indolência, no entanto, está prestes a sofrer um abalo sísmico. E o nome dela é Ramona Flowers, americana recém-chegada ao Canadá, única entregadora da Amazon na região. Depois de encontrá-la brevemente em duas ocasiões, Pilgrim apaixona-se perdidamente, faz uma encomenda pela internet e senta à porta para esperar a sua amada. O incrível é que a conversa dá certo, Ramona gosta de Pilgrim e os dois começam a sair. Fim da história. Só que as coisas nunca são assim, ainda mais para Pilgrim. Namorar Ramona, como ele logo vai descobrir, implica também enfrentar o passado da garota, talvez de maneira mais literal do que o próprio Pilgrim poderia imaginar. Liderada pelo misterioso Gideon, a Liga dos Ex-namorados do Mal de Ramona precisará ser derrotada, caso ele queira continuar saindo com ela. Cada um dos sete ex-namorados desafiará o herói para uma luta, enquanto ele ainda tenta contornar relacionamentos passados, o vibrante mundo do rock'n'roll canadense e a falta de mobília em sua casa. Esse é o universo de Scott Pilgrim contra o mundo, cultuada série em quadrinhos do canadense Bryan Lee O'Malley que a Quadrinhos na Cia. traz ao Brasil. Combinando elementos dos universos do videogame, do mangá, dos filmes de kung fu, da música e do cinema às grandes questões do amor jovem e do início da vida adulta, O'Malley criou um mundo vibrante, com um humor tão particular - e desconcertante - quanto os personagens que o habitam. Publicado originalmente em seis volumes, Scott Pilgrim chega ao Brasil em três volumes, cada um contendo dois capítulos da história original.

Obs: não vou colocar a sinopse do resto, porque dá spoillers pra quem não leu.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui no Brasil a Companhia das Letras lançou a história que originalmente era composta de 6 volumes em 3, cada um contem dois volumes, eles podem ser comprados separadamente ou em box, o box foi lançado não tem muito tempo e é bem bonitinho.

O traço é de manga, a história lembra filmes hollywoodianos que passavam na sessão da tarde e a história se passa no Canadá! Parece confuso, mas é simples e sensacional.

Scott é um garoto, ou melhor, um homem de 20 anos que se comporta como um garoto de 15, tem irmãos, mas nem liga muito pra eles, mora com seu melhor amigo gay, como quem divide a cama e praticamente todos os momentos do dia, não paga nada e vive as custas dos outros.

De repente ele começa a namorar uma colegial, se apaixona por outra garota, que é nova e muito diferente e essa garota tem 7 ex-namorados do mal., que precisam ser derrotados por ele para que ele possa se tornar  o oitavo namorado da Ramona.




O mais divertido é que tudo nesse livro lembra uma mistura de filme dos anos 80 e vídeo game, parece que a vida dele é dividida por fases e ele vai ganhando super poderes conforme vai derrotando os "chefões" (ex-namorados) de cada fase.

Também existe muita influencia da música e da cultura pop, achei divertidíssimo, fácil de ler e o traço também me agrada muito, acho lindo traço de manga e a mistura da cultura oriental com a ocidental ficou o máximo.




O Scott também tem um histórico com ex-namoradas que eu não vou te contar você vai ter que ler pra saber que histórico é esse, se ele fica ou não com a ramona e se ele derrota os ex-namorados-do-mal.

Tem um filme de 2010 Scott Pilgrim - Contra o mundo, mas já adianto que ele não é apenas do primeiro filme, ele acaba dando spoillers de toda a história. Mas o Scott do filme ficou perfeito, achei que o ator Michael Cera é perfeito e a atriz que faz o papel da  Ramona, Mary Elizabeth Winestead, também combinou muito.

É uma leitura despretensiosa e divertida, acredito que quem viveu pelo menos um pouco da época de fliperamas, vídeo-game, sessão da tarde e essa atmosfera do final dos anos 80, começo dos anos 90 vai amar e captar várias referências.

Até a próxima!

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!