sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Tá Lido #33 - Trilogia Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

e de bônus um pouco dos filmes (Peter Jackson), sobre O Hobbit e Sobre Histórias de Fada, também do J. R. R. Tolkien


Não sei nem por onde começar é muita coisa pra falar, muita coisa boa e a certeza de que Senhor dos Anéis é uma das melhores coisas que eu li na vida e com certeza a melhor história de fantasia também, adoro Harry Potter (tá talvez pelo carinho escolhesse Harry Potter, mas pela escrita, pelo mundo em si escolheria Senhor dos Anéis), As Crônicas de Gelo e Fogo, mas no mundo da Terra Média todas as coisas se encaixam, e são tão bem feitas que até parecem parte do mundo real, não sei como explicar, mas tudo nesse mundo me soa como um pedaço da Terra.

Com certeza é um livro mais pesado, com guerra, preconceito racial e questões bem mais adultas que Harry Potter, mas aposto que a maioria das pessoas que assim como eu acompanharam o Harry, vão gostar de Senhor dos Anéis, mas na minha opinião é um livro jovem adulto, não infanto juvenil.



E digo isso baseada na minha própria experiência, comprei esse livro há um bom tempo, uns quatro ou cinco anos, mas toda vez que eu pegava ele pra ler não conseguia prosseguir a leitura, achava a linguagem muito formal, o tipo de narrativa não me agradava e eu deixava ele de lado, antes mesmo de ler o primeiro capítulo.

E isso aconteceu com O Hobbit também, achei o começo muito chato, quase não consigo ir adiante, mas persisti e peguei gosto pela leitura, achei muito legal (o filme também, assisti essa semana inclusive, tô doida pra ver a segunda parte no fim de semana), fiz um vídeo em que eu comento sobre ele, aqui (falo dele a partir dos 2:12 até 3:08). Talvez eu tenha lido no momento errado, como o livro era emprestado e a pessoa tava com pressa de receber ele de volta, li com pressa, vou reler ele agora em 2014 com mais calma e falo dele aqui pra vocês.

Acredito que O Hobbit é uma boa introdução para quem quer ler O Senhor dos Anéis (S.A.), mas ele pode ser lido tranquilamente por quem não tem interesse na trilogia o S.A., mas pra quem quer ler o S.A. é legal ler o Hobbit primeiro, no site Tolkien Brasil, eles dão várias dicas, de formas diferentes de como começar a ler Tolkien, ou  formas de ler que facilitem o entendimento da Terra Média e todo universo, cultura e etc.


Voltando ao que interessa, desde quando os filmes foram lançados que eu quero ler esses livros, sou apaixonada pelos filmes, inclusive assisti tudo de novo, mas dessa vez com o meu marido, e olha que ele nem dormiu, ele assistiu tudo e gostou, inclusive assistiu O Hobbit comigo.
Os filmes são bem fiéis dentro do possível, mas o primeiro filme dá spoillers, coisas que só são ditas no apendice do terceiro livro aparecem no primeiro filme, personagem que não tem tanta importância no livro ganham mais importância no filme e algumas coisas ficam faltando, mas no geral é uma boa adaptação, principalmente os dois primeiros filmes.



Quanto aos livros, são fascinantes, o mundo criado e as culturas, as descrições, que incomodam muitos me agradam, acho que facilitam minha imaginação e fazem com que eu me sinta dentro da Terra Média, me fazem parte desse universo e não apenas uma leitora.


Pra mim foi uma experiência muito preciosa como leitora, além disso se tornou um momento meu e do meu marido, um gosto em comum, um universo que os dois gostam e tem em comum. Além de todo o clima e a magia que existem nesse universo, acho tudo que remete a Terra Média maravilhoso.

Ler Sobre Histórias de Fada, me ajudou a compreender esse mundo e me aproximar mais do que o Tolkien queria passar, ele imaginava que os "contos de fadas" eram um lugar e não um conto em si, tudo isso se reflete nas suas obras, se reflete na construção da história e dos personagens, pensar que uma pessoa é capaz de criar uma coisa assim é acreditar na capacidade de superação, por esse motivo acredito que é verdade mesmo que Tolkien é o pai da fantasia moderna e os livros que tratam da Terra Média são as melhores coisas que eu já li de fantasia, marco esse que será difícil de ser quebrado por alguma outra história.



Espero que eu tenha sido o menos parcial possível e que tenha feito jus à magnitude dessa grande obra!

Até a próxima!

;)

Um comentário:

  1. Adoro livros de fantasia, e realmente o SA e toda a obra de Tolkien é única e fascinante...
    Devo confessar que a princípio achei a leitura pesada, cansativa, mas quando comecei a realmente entrar na história não queria parar de ler!! Muito bom mesmo!!! Bjos

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!