domingo, 30 de junho de 2013

Tá lido #5 - Persuasão, Jane Austen


Meu primeiro romance da Jane Austen e acho que virei uma "JaneAustenManiaca", acho que aconteceu a mesma coisa que aconteceu com outros britânicos, vitorianos como Charles Dickens ou contemporâneos como Neil Gaiman (deixando de lado um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, cuja minha paixão é declarada Sherlock Holmes), quero ler tudo que puder desses seres iluminados! :)
Adorei Jane Austen de tal forma (o mesmo vale para o Dickens) que comprei um livro em inglês com toda a obra (mostrei,  aqui, mas veja bem meu inglês nem é tão bom, tá eu confesso não é nenhum pouco bom, mas quem resiste a uma edição tão linda?).

Olha a Jane ai! <3


Senti-me numa novela das 18 h de época, mas com um contexto muito mais envolvente e encantador. Costumo dizer ou pensar que nasci na época errada, pois adoro a música e tudo o resto da outras épocas que não a que eu vivo.

A história gira em torno de uma nobre família rica (falida) e orgulhosa do interior da Inglaterra no começo dos anos 1800 e retrata bem a fundo como as famílias nobres e com alguma posição na época valorizavam títulos, dinheiro e posição social (isso é até um pouco atual, não é mesmo?).

A personagem principal do livro é Anne Elliot, uma moça de 27 anos que não casou (a própria Jane passou por isso, ela nunca se casou) e é totalmente ignorada por sua irmã e seu pai, desde que sua mãe morreu, ela só pode contar com uma amiga, a viúva Lady Russel, que vê em Anne muito da mãe dela, que lhe era muito querida.

A história é rica em personagens bem construídos, meus preferidos além de Anne, é claro, são o próprio Mr. Elliot, o baronete e orgulhos e até um pouco caricato em seu excesso de vaidade e o jovem capitão Benwick, que nem aparece muito, mas sua melancolia e a possibilidade que ele de certa forma proporcionou para que o futuro de Anne acontecesse como eu imaginei me cativaram.

O livro é narrado por um narrador onipresente e imparcial, mostra as coisas de um ponto de vista neutro, mas sempre se preocupando com as reações Anne e o que as atitudes  dos outros personagens e dela mesma podem causar a ela no futuro e no momento em que acontecem. É como se no livro o mundo girasse em torne de Anne Elliot.

Anne ganha vida quando sai da casa de seu pai e vai passar uma temporada no Chalé Uppercross com sua irmã mais nova Mary, saindo do seu circulo de convívio diário, suas opiniões ganham importância e sua companhia é valorizada, nesse momento ela consegue ser respeitada por quem é e demostrar sua inteligência.

Pena que a folha é branquinha e fina.
Fica abem aparente o que está escrito na página seguinte!

uma série de coincidências  o passado dela volta à tona, seus medos, seus anseios e o motivo pelo qual ela ainda ser solteira também. Quanto mais a historia se desenvolve, mais Anne cresce como pessoa, mais ela se destaca e se mostra única na trama.

O livro todo se desenvolve de uma forma que poucas páginas antes do final eu achei que tinha descoberto tudo, mas ledo engano, dona Jane me enganou, mas você tem que ler pra saber, não quis contar muita coisa, pois esse livro deve ser lido assim, no suspense e ser descoberto pouco a pouco, para daí sim poder ser admirado e amado como merece.

Esse foi o ultimo dos seis romances completos publicados de Jane Austen,   já o escrito com mais maturidade e publicado postumamente, (acho que depois dele tem um conto intitulado Mr. Susan), comecei pelo fim e já separei mais duas outras obras dela pra ler ainda esse ano (a próxima, por ironia será Razão e sensibilidade, que foi o primeiro romance publicado), mas quem sabe eu compre, ganhe ou consiga ler em inglês as outras duas que me faltam aqui.


Apesar de ser bem cuidadosa com meus livros, um dia na mochila e ele fica assim,
uma dica,  se você leva na mochila ou na bolsa,prefira uma edição mais resistente!


Adorei a escrita do livro, o humor e a crítica social, a forma de ver a mulher e pelo menos nesse livro de valorizá-la.  Pena que minha edição é uma bem fuleira da BestBolso, então se você quer ler Jane Austen, compre em outra, gaste mais, ou melhor invista, pois cada centavinho vale a pena.


Um comentário:

  1. Que resenha linda! Sabe que eu estou, a cada dia que passa, mais interessada na obra dela por sua causa! Assim que terminar meu primeiro livro do book challenge, Sense and Sensibility será o próximo!
    Mas creio que, mesmo lendo fora de ordem, não há problemas, não é? Até onde já li sobre os livros, eles são histórias independentes!
    E vamos combinar que essas edições da BestBolso são um horror né... tenho 2 livros assim e é até ruim de segurar para ler!
    Beijooo

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para compartilhar as suas opiniões e experiências!
Obrigada pela visita!